mapa mundi marketing digital

Marketing Digital: Por onde começar?

Você já parou para pensar que os conteúdos orgânicos são tão estratégicos quanto os do AdWords, e que os dois fazem parte de um vasto universo chamado marketing digital? Eles podem até possuir formatos diferentes, mas o objetivo é o mesmo: atrair, com mais conteúdos direcionados, possíveis clientes para o seu negócio. Isso, claro, desde que você saiba qual a linguagem mais certa a usar, dependendo da situação.

Então, vamos supor, por exemplo, que você esteja buscando por informações sobre um modelo de celular específico. Agora, mentalize a imagem de um site de busca com os resultados da sua pesquisa, Você provavelmente irá clicar nos primeiros resultados que aparecerem, certo? E, muito provavelmente, buscará intuitivamente pelo conteúdo que não é patrocinado, mas que tenha as palavras que você usou na procura e que realmente interessam.

Esse é um ótimo exemplo de tráfego comum. Ou, em outras palavras, o que você está fazendo é uma busca por conteúdo orgânico.

estratégias para alavancar o negócio

Nessas horas, a gente que está do outro lado da sua busca, elaborando diferentes estratégias condizentes com o seu negócio, procura relacionar as principais palavras-chaves para que o seu site apareça entre as preferências do cliente, na primeira página do Google. Mas a gente, sem dúvida, considera um detalhe crucial nessa equação: conforme o seu número de acessos for subindo, estrategicamente a sua empresa pode ir conquistando as melhores posições, sem a necessidade de talvez ter que continuar pagando por isso. Ou seja, neste caso, tudo seria uma questão de tempo, metas, estratégia, acompanhamento e, principalmente, de objetivo final.

Mas é importante que se tenha em mente que, dependendo do modelo a ser adotado, os conteúdos de sites orgânicos ou de links patrocinados requerem tempo ou o mínimo de investimento. Assim, dependendo do seu foco e do prazo para alcançá-lo, o uso de cada um deles ou dos dois, no paralelo, pode ser primordial.

Portanto, investir em conteúdo atrativo, que ofereça boas histórias e tenha o DNA da sua empresa é a chave desse negócio!

atrair clientes para seu negócio

Se é assim, por que continuar com o conteúdo patrocinado?

Porque investir em anúncios pagos para atrair a atenção de novos públicos ou melhorar a posição do seu conteúdo orgânico também é um caminho.

Pense o seguinte: você está lançando a sua marca e precisa conquistar novos clientes. Imagine que você deseja alcançar um público jovem, sem sair da sua cidade. Ou seja, neste caso não seria preciso criar um conteúdo específico, para todos os tipos de pesquisa e em todo o Brasil, certo?

Então, com o AdWords você pode definir palavras-chave para que os seus anúncios apareçam nas buscas do público que você deseja conquistar, além de poder segmentar essas buscas, de acordo com região, idade, sexo, enfim. Sendo assim, para quem está começando ou já tem um certo tempo de mercado, essa estratégia pode ser a ideal.

Mas... em qual dos dois investir?

Tudo só depende da sua necessidade e da sua estratégia!

Se por um lado o Ads é ótimo para chamar a atenção do público e levá-lo até o seu site, por outro um conteúdo orgânico de qualidade é sempre importante para fidelizar e fazer com que aquele possível cliente volte mais vezes.

E não é só a gente que pensa assim.

Viu só como as duas coisas estão interligadas? Por isso, o ideal é investir nos dois. Enquanto as pesquisas patrocinadas podem destacar a sua empresa no começo, os resultados podem trazer credibilidade e um público fiel para o seu site, em longo prazo. E com isso a gente pode ajudar, afinal temos mais de 30 anos de experiência em comunicação e produzimos conteúdos de acordo com o DNA dos nossos clientes. Que tal vir bater um papo com a gente?

Compartilhe esse artigo:

Facebook pinterest