10 DICAS PARA CRIAR UM CONTEÚDO ENCANTADOR PARA MÍDIAS DIGITAIS

10 DICAS PARA CRIAR UM CONTEÚDO ENCANTADOR PARA MÍDIAS DIGITAIS

Quem conta uma história... constrói uma marca

Mais do que apresentar um produto incrível ou trazer personalidades do momento para representar uma marca, o caminho do sucesso para uma campanha bem-sucedida nas redes sociais é bem claro: histórias reais para pessoas reais. Afinal, por trás de cada telinha há um universo de características únicas e pontos de vista que conversam com os valores e posição da sua marca.

Dedicamos grande parte do tempo navegando pelo feed do Facebook, buscando narrativas que nos inspiram no Instagram ou compartilhando conteúdos de páginas diversas. Sempre conectados. Mas o que faz uma história ficar gravada na memória e se destacar entre tantos conteúdos? Experiências, sucessos, sentimentos, sensações, conquistas.

Autenticidade. É nisso que as grandes marcas apostam: na conexão. Porque, no duro, as pessoas não estão interessadas no marketing, mas na mensagem por trás das marcas e como elas se querem se sentir ao consumir essas marcas. É aí que entram as tais histórias – ou storytelling.

Para garantir que a marca consiga traduzir sua identidade em boas histórias e, claro, construir valor, a gente reuniu uma série de dicas para ajudar na hora de criar conteúdo para esses veículos e conquistar a atenção de todos os seus públicos.

10 DICAS PARA CRIAR UM CONTEÚDO ENCANTADOR PARA MÍDIAS DIGITAIS

Uma marca é um ponto de vista

Ao contar sua história, faça escolhas. Tenha um ponto de vista claro, crenças bem definidas e uma linguagem que permita que seus públicos específicos identifiquem sua marca pela maneira como ela se posiciona, mesmo que a logomarca ou o nome não apareça logo de cara. Grandes marcas são leais a seus valores e missão, e esse é o ponto de partida para construírem suas estratégias de comunicação.

Mais do que fatos, conte histórias

Imagine que sua marca criou uma ação matadora, capaz de gerar histórias que permanecem vivas na memória das pessoas... e nos feeds. Histórias reais, que viralizam e continuam gerando impacto muito tempo depois. Quer um exemplo? A Red Bull Stratos levou o paraquedista Felix Baumgartner para um salto da estratosfera, em 2012. Até hoje essa história é compartilhada como “o cara que pulou do espaço”.

#mandamemes

Nem sempre o que funciona no social faz sentido para a marca. A proposta é gerar resultados, não apenas ganhar likes. Sabemos que os memes são uma linguagem que conversa com todo mundo, no entanto, usar esse recurso apenas porque “está na moda” não é um bom negócio. Se a escolha for aproveitar uma data importante para sua marca ou se identificar com algum público específico, transforme isso numa campanha.

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Explore o poder das imagens

Fotos, vídeos e conteúdos dinâmicos falam mais do que qualquer textão. E podem despertar sensações e provocar reações diversas. Não deixe que o conteúdo que você cria vire mais um banner estático ou mais uma foto como tantas outras. Dê movimento e personalidade às suas imagens e provoque seus públicos.

Seja direto e objetivo

Textos curtos! Com simplicidade e criatividade, você conta uma história com poucas palavras. Em vez de afirmações, abra possibilidades na imaginação das pessoas.

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Criador e curador de conteúdo

Sua marca com certeza terá muita coisa para contar. Mas nem tudo precisa ser gerado por sua empresa. Parceiros, celebridades e fãs são fundamentais nessa tarefa. Valorize e compartilhe o conteúdo gerado por eles nas próprias redes. Aliás, grandes histórias podem nascer dos usuários e suas percepções sobre a marca. Sua equipe só precisa selecionar esse conteúdo com qualidade e, o melhor, com o mínimo custo.

Consistência é a alma do negócio

A construção de uma marca acontece com o tempo, uma história de cada vez. Cada conteúdo precisa fazer sentido isoladamente, mas, ao olhar para o todo, é fundamental que haja uma coerência. Como em uma série de TV, em que uma história começa e termina em um único episódio, mas você continua assistindo para conhecer o enredo todo. Em outras palavras, cada publicação tem uma personalidade e um propósito bem claros individualmente, mas é no conjunto dos conteúdos que o público absorve os valores da marca e vai formando sua percepção. E, claro, resultados de negócio.

Não ignore os dados

Taí o grande segredo de tudo: dados. São eles que vão orientar sua equipe na hora de falar com cada um dos seus públicos. Além de ferramentas valiosas para a análise de informações, dados reais de interações podem indicar quais imagens, textos, hashtags e combinações podem ser utilizadas. E, assim, transformar hipóteses em certezas impulsionando o alcance a novos usuários.

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Conteúdo certo para as pessoas certas

Você sabia que 70% do resultado de uma campanha depende do conteúdo? Mais de um bilhão de pessoas utilizam o Facebook. E todas elas estão contando suas histórias. As histórias da sua marca estão competindo com todas elas, por isso, não adianta tentar falar com toda essa gente ao mesmo tempo. Suas publicações devem gerar a sensação de exclusividade, de que aquele conteúdo foi criado especialmente para aquele usuário que está lendo. E, nessa hora, as ferramentas de segmentação são grandes aliadas. Aproveite os insights do seu próprio público para construir suas histórias.

Agora que você já tem todo esse conteúdo, que tal usar tudo isso para construir suas histórias e ter ainda mais relevância nas redes sociais? E, claro, se precisar impulsionar ainda mais a sua marca, conte com a gente ;)

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