Como uma empresa de educação aumentou mais de 20% das vendas com marketing digital

Essa jornada começou em 2018, quando iniciamos um trabalho intensivo para impulsionar as vendas da Somos Educação durante o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A empresa, que já era cliente da Novacia, procurava uma maneira de alcançar um público ainda maior durante a campanha que, tradicionalmente, era realizada em mídias off-line.

A ideia era encontrar uma nova mídia para aumentar a participação de suas principais editoras – Ática, Scipione e Saraiva – no programa, além de engajar os professores da rede pública na escolha das obras didáticas do PNLD.

O desafio

Nosso primeiro passo foi entender o cenário, identificar os diferentes públicos e reunir dados para criar nossas estratégias.

Anteriormente, a campanha era realizada com visitas de consultores nas escolas, entrega de materiais impressos e caixas especiais com livros de degustação. Mas como ampliar o alcance das equipes e fortalecer ainda mais o relacionamento com os professores? Como utilizar as mídias digitais como potencializadores da campanha?

Nosso maior obstáculo era o tempo disponível para cumprir esses objetivos e conhecer os públicos a quem direcionar essa comunicação no ambiente digital. Como nosso time já está acostumado a driblar o tempo para fazer entregas ágeis e de qualidade, topamos o desafio e mergulhamos nessa jornada.

As estratégias definidas

Demos início à campanha em mídias digitais. Com base na análise de dados e em ferramentas de pesquisas, identificamos um caminho promissor: levamos a comunicação do PNLD para o Facebook para gerar demandas no Google AdWords.

Os objetivos principais? Ampliar a frequência de impacto dos anúncios para fortalecer as marcas; aumentar o número de pessoas visitando os sites das editoras; e elevar a quantidade de acessos e aquisições das obras didáticas.

O ponto de partida, sem dúvidas, era entender com quem estávamos falando. Coletamos dados dos professores cadastrados nas plataformas das editoras e definimos perfis específicos, por disciplina, segmento e atividade. Estudamos cada um deles e desenhamos ações direcionadas às suas áreas de atuação e interesse. Veja aqui como fazemos para desenvolver um conteúdo atraente para esse tipo de campanha.

Com o Google AdWords, verificamos que havia uma grande demanda de buscas do termo PNLD. Sabendo disso, geramos a procura pelos termos específicos relacionados às editoras da companhia e ao próprio programa. Esse movimento foi um resultado da comunicação direta que estava sendo focada nas redes sociais e que, consequentemente, gerou um aumento nas buscas por palavras-chaves.

No Facebook, realizamos testes de imagem e conteúdo até validar nossas hipóteses e identificar a comunicação certa para os públicos certos e, assim, originar o impacto pretendido nessa plataforma.

Resultados alcançados

Depois de um intenso trabalho, alcançamos nossos objetivos primários. Comparando com o PNLD anterior, houve um crescimento de 365% nas visualizações das páginas. Isso é resultado tanto do trabalho feito com o Google AdWords quanto do impacto com o Facebook Ads.

E o objetivo do cliente, que era ampliar a entrada das obras nas escolas públicas, foi superado. A expectativa era um crescimento de aproximadamente 12% – e mais que dobramos esse resultado: por meio das campanhas digitais criadas pela nossa equipe, alcançamos cerca de 25% na participação das editoras no PNLD.

Mais do que resultados, fortalecemos a parceria com a Somos Educação, que continua com a gente para mais um PNLD. Aliás, você pode ler aqui um artigo sobre a escolha de parceiros estratégicos.

Essa é apenas uma das histórias que queremos compartilhar com você. Fique ligado no nosso blog e acompanhe os próximos casos de sucesso da nossa equipe!

Agora que você já tem todo esse conteúdo, que tal usar tudo isso para construir suas histórias e ter ainda mais relevância nas redes sociais? E, claro, se precisar impulsionar ainda mais a sua marca, conte com a gente ;)

Compartilhe esse artigo:

Facebook pinterest